O que é Worship? Ou estilo musical Worship?  (2023)

O termo worship é traduzido para o português como adorar ouadoração. O termo passou a ser empregado nos últimos anos para designar um estilo musical e um estilo de culto nas igrejas evangélicas. Neste artigo vamos abordar algumas características do estilo musical.

No artigo “Worship Significado” trazemos mais informações sobre a tradução e sinônimos.

O que é?

Como sempre aqui em nossas terras tupiniquins, onde já tínhamos a palavra adoração para definir o “estilo” ou um conjunto de estilos usados e aceitos para louvor, por aqui temos o costume de valorizar um pouco mais se for americanizado, abandonamos o termo em português e passamos a usar o termo Worship.

Nos EUA o termo worship é usado para designar o culto, através da expressão “Worship Service” ou serviço de adoração, que é o nosso equivalente ao culto. Logo as músicas tocadas neste serviço faziam parte do Worship ou da Adoração.

Este agrupamento de estilos aceitos não é novo, mas em sua versão moderna com inicio na década de 80 começa a ganhar características mais marcantes e desde então veio evoluindo, até que surgiu nos últimos 10 anos sua versão mais moderna, que chamamos de “estilo Worship” ou “Worship Music”, basicamente estamos falando de bandas que se espelham em grupos como Bethel Church, Desesperation Band, Elevation Worship, Centric Worship, House Fires, entre outras.

A versão moderna do estilo possui fortes influências do folk, soul, rock e pop (veja o artigo sobre a história do Worship), com a presença quase que unânime dos pads e de guitarras, que praticamente assumem o lugar dos órgãos e pianos. Os famosos pads criam o que chamamos de ambientação, um som constante que da sustentação para a música, que pode vir acompanhado de um bom piano. Guitarras com distorções leves tipo crunch e efeitos como delay, reverb e/ou shimmer.

Veja no exemplo abaixo:

Outra característica muito forte está baseada nos improvisos vocais melódicos aplicados nas introduções, pontes instrumentais e finalizações de frases. Nos períodos até então dedicados aos solos de instrumentos, agora dividem espaço com os chamados “espontâneos”. Alguns grupos criam espaços com vários compassos de duração em que deixam os pads soando, com os demais instrumentos apoiando apenas com poucas notas, arranjos bem definidos, deixando o clima suspenso, propenso para os espontâneos e ministrações.

Em bandas como a Bethel teremos os espontâneos bem presentes nas apresentações, momentos de improvisos que vão além de arranjos vocais, dando liberdade para o ministro ou cantor improvisar também na letra, repetições e também arranjos vocais. O espontâneo por vezes é atribuído a inspiração do Espírito Santo, outros ao coração, mas pode ser pensado e ensaiado previamente, neste caso ato de incluir uma parte não original é tratado como espontâneo. Na grande maioria dos casos é respeitado o campo harmônico e alguma sequência de notas já existente na harmonia da música.

Veja no exemplo abaixo:

(Video) O que é WORSHIP e porquê TANTA GENTE ACHA RUIM?

Caso queira conhecer alguns ministérios de worship nacionais e internacionais, criarmos um post com nossas recomendações, basta clicar no link abaixo:
Bandas e Ministérios de Worship que recomendamos

Temos alguma base bíblica para este estilo?

Infelizmente não, nem para o Worship e nem para os demais estilos. Não existe nada dizendo que pode ou não, nem nas entrelinhas. Se alguém estiver achando texto para explicar estilos, fique atento, porque a imaginação da pessoa está correndo solta.

A bíblia é muito vaga nestes aspectos, ela em nenhum momento traz um texto que possa auxiliar ou determinar um estilo musical. Se levarmos em conta então a modernização dos instrumentos e criação de novos, fica mais difícil ainda achar uma base para justificar qualquer coisa que façamos.

Eu poderia até citar textos de I e II Crônicas, Samuel e Davi, onde falam sobre o uso de alguns instrumentos no culto no templo, mas não ajudam a explicar que ritmos eram aplicados, tão pouco são claros ao ponto de nos auxiliar a definir um alicerce sólido para o tema. Sim, instrumentos foram usados para música dentro e fora do templo, alguns mais específicos foram escolhidos para uso no Templo e outros foram deixados de fora, sem evoluir para detalhes mais técnicos.

E o lado espiritual que tanto falam por ai?

Entendemos que a parte espiritual não tem relação com o estilo musical, todo bom cristão e ainda mais aqueles que se dispõe em expor seus dons em público, devem ter como princípio básico de vida a oração e leitura da palavra.

Entendemos também que tirando nossos atos de crer, orar, ler a palavra, amar o próximo, amar a Deus e zelar pelo nosso dom, nada podemos fazer em relação ao que o Espírito Santo irá fazer, é a vontade de Deus soberana agindo no meio do seu povo. O que devemos é ensinar que Deus ainda se manifesta, crer nesta manifestação e buscar incansavelmente pela graça transformadora.

Poderia dizer para você proclamar várias frases prontas, declarações de fé que deixariam até os apóstolos arrepiados, mas nada disso surtirá efeito se não houver uma vida de oração e leitura da palavra, o resto é consequência do conhecimento e amadurecimento do cristão.

No final do artigo sugerimos outros artigos relacionados, já incluindo alguns falando um pouco mais da questão espiritual.

O que tem surgido de novo nesta linha?

Tendo como principal influência a Bethel Church, são o acréscimo de outras artes durante o período musical, surgindo desenhistas, cartunista, pintores, batismo rolando simultaneamente com o período de louvor, e por aí vai… estão dando asas a imaginação.

Worship é o estilo correto para adoração?

De forma alguma, não temos base bíblica para afirmar qual estilo é o correto, qual é o que agrada a Deus.

Incluo nesta negativa os Corinhos de Fogo, Hinos da Harpa, Cantor Cristão, Hinos da Reforma, Músicas Clássicas, e qualquer outro estilo.

(Video) O que é Worship ?

NÃO EXISTE NENHUM TEXTO BÍBLICO QUE ORIENTE PARA UM ESTILO MUSICAL, se for levar a ferro e fogo, deveríamos tocar ritmos e usar instrumentos dos hebreus/judeus/israelenses.

Vale a pena você ler também o artigo sobre “O que é louvor?“, pois a partir dele expandimos a visão sobre o louvor e adoração, sendo uma extensão do contexto do Worship.

Porque este estilo tem sido tão usado e difundido?

Resumindo! É porque atrai a grande maioria dos jovens e adolescentes, eles gostam, se identificam muito com esta linha.Muitas das músicas têm aquela levada mais melancólica, carregada de harmônicos, que mexem com a cabeça da juventude, além de criar um clima agradável.

Temos que concordar que a dinâmica da execução deste estilo torna o ambiente agradável para oração e intercessão. Particularmente (eu, o autor do texto) não se sinto a vontade para um período de oração com um rock pesado (que gosto muito) ou um forró (não curto).

Tem algum texto bíblico para colaborar com o estilo?

Nenhum, nem para dizer que o estilo é correto ou incorreto. Se achar nos avise.

Podemos até apelar para uma pesquisa cultural, entrar no mérito histórico, discutir se devemos ou não de usar a cultura dos hebreus como base para definir o estilo musical, ou falar sobre os limites da inclusão de elementos da cultura de origem de cada convertido. Mas provavelmente não cairia bem no gosto ocidental.

Um debate deste tamanho é complexo primeiro pela ausência de uma orientação bíblica, e segundo pela falta de maturidade histórica. Se pensarmos que nos dias de hoje, com todo o acesso a informação existente, ainda temos defensores da música erudita européia como a música politicamente correta, e outros que defendem os forrós pentecostais como mais espirituais que as outras. Sequer sabem distinguir o que é um alicerce, um fundamento bíblico de seus gostos pessoais.

Não caia na tentação de usar o velho argumento: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”João 4:23, pois ele não tem correlação alguma com a música, com estilo musical, com reverb, shimmer, ou qualquer outra coisa usada neste estilo musical.

Porque o Mais Que Adoradores adota o estilo Worship?

Sim, culpados e sem hipocrisia, adotamos sim a linha worship (leia aqui pop e folk) como base, além de incluirmos um pouco de música eletrônica, rock, black, R&B e até uns reggae, forró e funk (americano).

Toda banda precisa um dia decidir qual será sua linha principal de trabalho, e a nossa foi o pop/folk.

Mas o que buscamos vai além do estilo musical em si, priorizando o conteúdo das letras, mesmo sendo algumas letras curtas, mas que tragam a mensagem de Cristo, que incentivem as pessoas a cantarem os seus feitos, o quão maravilhoso ele é, o quão poderoso, quão grande é sua graça, seu amor e sacrifício.

Analisando de uma forma diferente

Tentamos na medida do possível não espiritualizar a análise, realizamos uma avaliação do comportamento dos ministérios, do público e características do som.

(Video) Worship. O que é isso mesmo?

Evitamos criar interpretações fora do contexto para justificar gostos pessoais.

Você irá notar uma ausência de bases bíblicas, pois não estamos avaliando o contexto espiritual do estilo neste momento, haverá um momento oportuno no futuro, em um outro artigo para abordar este contexto.

Este estilo tem um grande apelo entre jovens adultos, jovens e adolescentes, que se identificam mais com o formato da execução.

O estilo possui algumas características bem marcantes que descreverei abaixo, mas existem exceções, é uma visão mais lúdica e racional, sem apelos espirituais, com um toque de humor em alguns momentos:

  • Ambiente jovem, despojado ou rústico, de preferência ambientes escuros, que permitam usar iluminações mais atraentes;
  • Músicos e Cantores com aparência jovem, penteados mais modernos, se possível umas tatuagens aqui e outras ali, pelo menos um ou dois homens na banda no estilo lenhador;
    • Se tiver um músico com coque ou com algo prendendo o cabelo, acho que ganha mais uns pontos;
  • Músicas:
    • Mais melódicas;
    • Preferencialmente em tons menores;
    • Com muita frequência usando sequências de notas (6ª > 4ª > 1ª > 5ª ou 4ª > 5ª > 6ª);
    • Poucos acordes, em média de 3 a 4 acordes, quando um pouco mais elaboradas, incluem uma passagem ou inversão;
    • Quanto mais demorado o processo para alcançar o ápice da música (momento mais carregado, com mais notas e volume), mais worship ela é;
    • Sempre que possível rola um espontâneo, aquele momento em que o líder, cantor, ministro ou lead começa a improvisar os versos;
  • Letras
    • As canções geralmente não possuem letras muito extensas, em média 2 estrofes, 1 refrão e 1 ponte/passagem (quando tem a ponte);
    • Na execução podem exagerar um pouco nas repetições do coro e da ponte;
  • Duração da música
    • Em média de 4 a 6 minutos sem o espontâneo;
  • Estilo musical
    • Nem adoração e nem worship são estilos oficiais de música;
    • A grande maioria fica entre o POP e o Folk, com leves influencias de Rock e Country;
    • Particularmente acho que poderia dizer que algumas músicas possuem um toque de música celta e new age;
  • Instrumentos
    • Guitarras com drives medianos, com muito reverb ou delay, se tiver um shimmer o negócio fica louco;
    • Teclados, muito pads acompanhados de pianos;
    • Baixo sempre em marcação simplificada, sem slaps, sem grooves, sem firulas, realmente faz o papel de acompanhamento e marcação;
    • Bateria trabalha um pouco mais que o baixo, principalmente pratos, no ápice da música, os pratos, ah os pratos;
    • Violão, depende muito da música para determinar a intensidade que ele irá aparecer, mas no geral ele quase sempre está presente, as vezes só não ouvimos (o reverb e o pad são dominantes);
  • Grupo de dança
    • Isso já não é unânime, nem todos os grupos possuem dançarinos, mas a dança tem feito parte do contexto dos cultos de Worship;

Concluindo…

O objetivo não é atacar ou desconstruir o estilo.

Se você gosta do estilo, não há nada demais em tocá-lo, assim como para aqueles que gostam de músicas mais clássicas, corinhos de fogo ou outros estilos.

Existe um aspecto cultural muito forte envolvido, vem de suas influências, gostos particulares. Só não tente empurrar goela abaixo como sendo esta a vontade de Deus, que o seu gosto ou do seu grupo é o Santo, rotulando os demais de profanos.

O que fizer, faça com amor, para Deus e para ao Próximo, sempre submisso a palavra, e no mais, curta a graça do Pai.

Mais sobre Louvor e Adoração…

Se você deseja aprender mais sobre louvor e adoração, criamos uma série de artigos que já conta com mais de 10 artigos para ajudar a entender os tipos de louvor e adoração:

O que é um louvor vertical? Ou, o que é uma canção vertical?
https://www.maisqueadoradores.com/page/2017/11/24/o-que-e-um-louvor-vertical/

(Video) O estilo musical Worship tem sido relevante para o cristão? - 16.01.2023 Rádio Musical FM 105.7 - SP

O que é um louvor horizontal? Ou, o que é uma canção horizontal?
https://www.maisqueadoradores.com/page/2017/11/13/o-que-e-um-louvor-horizontal-ou-o-que-e-uma-cancao-horizontal/

O que é um louvor Cristocêntrico? Ou, o que é uma canção Cristocêntrica?
https://www.maisqueadoradores.com/page/2017/11/13/o-que-e-um-louvor-cristocentrico/

O que é um louvor Antropocêntrico? O que é uma canção Antropocêntrica?
https://www.maisqueadoradores.com/page/2017/11/02/o-que-e-um-louvor-antropocentrico/

O louvor é para quem? A música e os sons são para quem?
https://www.maisqueadoradores.com/page/2017/10/24/o-louvor-e-para-quem/

O que é um louvor espontâneo?
https://www.maisqueadoradores.com/page/2018/04/21/louvor-espontaneo/

No louvor, Unção ou técnica? Qual a prioridade de uma banda/ministério de louvor?
https://www.maisqueadoradores.com/page/2018/03/29/louvor-uncao-ou-tecnica/

Como levar a Igreja a adoração? O que é um Ambiente de adoração?
https://www.maisqueadoradores.com/page/2018/03/27/como-levar-a-igreja-a-adoracao/

Worship Significado
https://www.maisqueadoradores.com/page/2018/03/14/worship-significado/

Bandas e Ministérios de Worship que recomendamos
https://www.maisqueadoradores.com/page/2018/03/08/bandas-e-ministerios-de-worship-que-recomendamos/

O que é Worship? Ou estilo musical Worship?
https://www.maisqueadoradores.com/page/2017/10/09/o-que-e-worship-ou-estilo-musical-worship/

E continuamos produzindo novos artigos que você pode acompanhar pela Página Inicial de nosso site ou através da página da “Série Louvor e Adoração“.

FAQs

O que significa worship na música? ›

A palavra “worship” significa adoração, mas, nos últimos anos, tem se tornado sinônimo de estilo musical no meio Gospel, com características rítmicas e harmônicas como qualquer outro estilo.

Quais músicas são worship? ›

  • Casa Worship - A Casa É Sua.
  • Casa Worship - Yeshua / Espontâneo.
  • Casa Worship - Eu Te Vejo Em Tudo.
  • Casa Worship - Era Eu.
  • Casa Worship - Faz Arder.
  • Casa Worship - Seu Amor Me Persegue.
  • Casa Worship - Vento Impetuoso.
  • Casa Worship - Atraídos Pelo Fogo.

Qual a igreja do grupo worship? ›

A banda foi fundada em 2012, como o grupo de louvor dos jovens da igreja Templo dos Milagres, que tem como pastores presidente, Pr. Alexandre Silva, conhecido como o cantor da música Braço de Ferro, e sua esposa cantora Pra. Elaine de Jesus. O grupo Life7 Worship é liderado pela cantora e compositora Ellem Possmozer.

Quem criou o estilo worship? ›

Nascem nestas duas épocas grandes influências do worship contemporâneo como Michael W. Smith (1957), Fred Hammond (1960), Amy Lee Grant (1960), Kirk Franklin (1970), entre outros nomes. Muitos nomes da música secular saem de dentro das igrejas, que lutou contra o que muitos chamavam de sons e instrumentos profanos.

O que significa a palavra em inglês worship? ›

adorar (algo/alguém) v

Pagan religions usually worship various gods. As religiões pagãs costumam adorar vários deuses.

Como chama música de crente? ›

Música gospel (do inglês gospel; em português, "evangelho") é um tipo de música composto para expressar a crença, individual ou comunitária, predominantemente cristã.

O que é worship guitarra? ›

“Guitarra Worship” é um termo que passou a ser muito utilizado nas últimas duas décadas devido à ascensão de bandas cristãs como Hillsong, Jesus Culture e Bethel. Quando falamos de efeitos para guitarra, a principal característica do “estilo” é o preenchimento com ambiência e modulação, além do indispensável drive.

Qual a religião de Julliany Souza? ›

Julliany Souza é cantora e compositora, com sua voz expressiva a jovem de 25 anos tem consolidado sua carreira como representante do worship gospel nacional. Como foco de sua vida, Julliany pontua o desejo de alcançar diferentes povos através do louvor e adoração.

Qual o louvor internacional mais tocado? ›

Músicas Gospel Internacionais Mais Tocadas
  • I am James Fortune feat. ...
  • Blessings On Blessings (The B.O.B. Bounce) Anthony Brown & group therAPy.
  • You Know My Name Tasha Cobbs Leonard.
  • I Made It Out (feat. ...
  • I See miracles Jekalyn Carr.
  • Miracle Worker JJ Hairston & Youthful Praise feat.

O que é crente worship? ›

Worship, do inglês, se traduz “adoração” e tem como principal característica a ambientação com sons constantes feitas pelos pedais de reverb em guitarras ou pads em teclados.

O que significa worship na Bíblia? ›

O termo worship é traduzido para o português como adorar ou adoração. O termo passou a ser empregado nos últimos anos para designar um estilo musical e um estilo de culto nas igrejas evangélicas.

Qual o significado da Igreja preta? ›

Igreja Preta - Igreja Evangélica localizada na comunidade de Ribeirão do Tigre. Havia se a necessidade de construir uma igreja na comunidade, onde se reuniram membros que conseguiram a doação de um terreno do Sr. Weidlich Siegel e a madeira e o corte pelas serrarias Siegel e Grimm.

Qual a diferença de Hillsong Worship e United? ›

Worship, grupo de adoração, com louvores que geralmente são mais calmos. United, ministério bem característico da Hillsong Church, com louvores animados, em estilos bem diversificados, mas geralmente voltado para o rock.

O que é ser um ministro de louvor? ›

“Ministério de Louvor” é: o serviço a outros em nome de Deus com vistas ao enaltecimento e exaltação a Deus através da música. O papel do Ministério de louvor da igreja é o de servir as pessoas, trazendo inspiração às mesmas a centralizarem o seu louvor e adoração a Deus no momento do culto.

Quem criou o louvor Eu navegarei? ›

Composição: Pastor Azmaveth Carneiro Da Silva.

Como se diz gospel em inglês? ›

gospel {adj.} gospel {subst.} the gospel {subst.} gospel music {subst.}

O que significa god song? ›

Canção de Deus

Então quem sou eu fora de Ti?

O que é que significa god? ›

Deus m. He believes in God and goes to church every Sunday. Ele acredita em Deus e vai à igreja todos os domingos.

Onde a Bíblia fala sobre música? ›

Salmo 96:1 – “Cantai ao Senhor um cântico novo…” Efésios 5:19 – “falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração.” Salmo 33:3 – “… tangei com arte e com júbilo.”

Onde fala de música na Bíblia? ›

I Cor 15,16-22: “Davi disse aos chefes dos levitas que estabelecessem seus irmãos como cantores com instrumentos de música, cítaras, harpas e címbalos, para que sons vibrantes e alegres se fizessem ouvir.

Qual a diferença entre gospel e secular? ›

Música SECULAR é o mesmo que música GOSPEL, ou seja: é cantada para o Próximo, não para Deus e não para o Diabo, a diferença é que a música Secular não tem a Bíblia como fundamento, mas, a música Secular tem a finalidade de promover o bem que encontramos também na Bíblia!

O que é timbre worship? ›

Primeiramente, vamos deixar claro o que é Worship. Trata-se da sonoridade predominante nas igrejas evangélicas da atualidade, que buscam um estilo de adoração contemporâneo.

Quem é o deus da guitarra? ›

Há muitas qualidades em Eric Clapton que merecem ser admiradas além de sua habilidade como guitarrista. Algumas delas são a coragem, a honestidade e a coerência com que toca sua carreira há 51 anos.

O que é um groove na guitarra? ›

Na música, o groove, popularmente também chamado de levada ou clave, são padrões rítmicos curtos que servem como guia na música em sua dimensão rítmica; elementos musicais fundamentais que normalmente são repetidos, é também, a sensação de um efeito ("sentir") da mudança de padrão em um ritmo propulsivo ou sensação de ...

Quem é esposa de Léo Brandão? ›

Leiliane Lopes - 28/09/2022 13h37 | atualizado em 28/09/2022 15h19. Na noite desta terça-feira (27), os cantores Julliany Souza e Léo Brandão, ambos ex-Casa Worship, se casaram em uma cerimônia intimista realizada em Itu, interior de São Paulo.

Quem é Juliane Souza? ›

Julliany Souza, que ficou conhecida por dar voz ao hit gospel A Casa é Sua, acaba de anunciar no palco do maior festival de música gospel em São Paulo neste sábado (9/7), a sua despedida da banda Casa Worship para uma nova trajetória em carreira solo.

O que aconteceu com Julliany Souza? ›

Julliany Souza diz que foi vítima de violência doméstica

Julliany Souza afirmou que foi vítima de violência doméstica, mas que encontrou seu refúgio em Deus. A artista destacou que a música "A Casa é Sua" foi como cura. "Minha fortaleza todos os dias, porque é um processo.

Qual o maior ministério de louvor do mundo? ›

Hillsong Church Constança, Alemanha.

Qual é o louvor mais conhecido do Brasil? ›

Conheça as músicas gospel mais tocadas dos últimos tempos:
  1. Raridade. (Anderson Freire)
  2. Vai valer a pena. (Livres para Adorar) ...
  3. Casa do Pai. (Aline Barros)
  4. Coração de Jó (Anderson Freire) ...
  5. Deus é Deus. (Delino Marçal)
  6. O hino. (Fernandinho) ...
  7. Mesmo sem entender. (Thalles Roberto)
  8. Adorador por excelência. (Nani Azevedo)

Qual é o melhor louvor do mundo? ›

As melhores músicas gospel de todos os tempos
  • Seguir Teu Coração — Anderson Freire. ...
  • Ressuscita-me — Aline Barros. ...
  • Caminho No Deserto — Soraya Moraes. ...
  • Resultado — Isadora Pompeo. ...
  • A Casa É Sua — Casa Worship. ...
  • Purifica-me — Kleber Lucas. ...
  • Segura na Mão de Deus — Padre Marcelo Rossi. ...
  • Nada Além de Ti — Thalles Roberto (part.
Feb 20, 2022

Como se chama música gospel em inglês? ›

música gospel {feminino}

gospel {subst.} gospel music {subst.}

O que é música para Deus? ›

A música é um meio tão intenso e importante de contato dos seres criados com seu Criador que Deus doou a Lúcifer capacidade inigualável para executar e dirigir a música celestial. Assim ficou instituída, desde o Céu, a Música Sacra, separada para um propósito santo – agradar a Deus.

Qual a diferença entre timbre e voz? ›

Há quem diga que o timbre é a "cor da voz", ou seja, é o que vai dar identidade à sua voz. Conceitualmente falando, o timbre é a característica sonora que permite distinguir sons que possuem a mesma frequência, altura e intensidade, mas com ondas sonoras diferentes.

O que significa timbre na voz? ›

O timbre é o que nos permite diferenciar diversas vozes em uma mesma conversa. Sabe quando você escuta um grupo de pessoas e reconhece alguém falando nele? Na realidade, você identificou alguém pelo timbre da voz.

Quem são os deuses da guitarra? ›

  • 1 Eric Clapton - Crossroads.
  • 2 Santana - Samba Pa Ti.
  • 3 J.J. Cale - Cocaine.
  • 4 B.B. King - My Lucille.
  • 5 Steve Vai - For The Love Of God.
  • 6 George Benson - The Ghetto.
  • 7 Jonny Lang - Lie To Me.
  • 8 Buddy Guy - My Time After A While.

O que significa gospel na Bíblia? ›

Gospel é uma palavra inglesa que significa evangelho. Também utilizada para designar o estilo de música de alguns cultos religiosos, a palavra gospel teve origem na comunidade negra norte-americana. Com o passar do tempo, o gospel passou a ser um estilo apreciado por pessoas do mundo todo.

Qual a diferença entre música católica e evangélica? ›

É que, no fundo, as diferenças entre a música gospel e a música católica não são tão grandes assim. Contudo, o que difere uma da outra, é que enquanto as músicas católicas se permitem louvar outros santos, como Maria, por exemplo, a música gospel é mais focada em Jesus Cristo.

Qual música gospel mais bonita? ›

Músicas gospel mais tocadas de 2021
  • Além do Rio Azul. Julia Vitória.
  • Seja Forte. Isadora Pompeo.
  • Eu Não Perdi o Controle. Samuel Messias.
  • Sou Teu Deus. Midian Lima.
  • Acredita Só Um Pouco Mais. Kleber Lucas.
  • Deus de Futuro. Sarah Farias.
  • Humilde Rei (part. Elaine Martins) Anderson Freire.
  • Vou Deixar Na Cruz. Cassiane.

Videos

1. Morada é WORSHIP | MORADA - [Cortes do HUB]
(Cortes do HUB [Oficial])
2. o movimento worship está afastando pessoas da igreja?
(Henrique Morais)
3. CRENTE PENTECOSTAL X CRENTE WORSHIP | Tô Solto
(Tô Solto)
4. Base para compor música worship/Estrumental
(FREE BEATS)
5. My Top 5 Worship Guitar Riffs - Marcelo Cidrack
(Marcelo Cidrack)
6. WORSHIP: O lado OBSCURO da ADORAÇÃO que Ñ contam!
(Vivo Bateria)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Pres. Carey Rath

Last Updated: 01/19/2023

Views: 5818

Rating: 4 / 5 (61 voted)

Reviews: 92% of readers found this page helpful

Author information

Name: Pres. Carey Rath

Birthday: 1997-03-06

Address: 14955 Ledner Trail, East Rodrickfort, NE 85127-8369

Phone: +18682428114917

Job: National Technology Representative

Hobby: Sand art, Drama, Web surfing, Cycling, Brazilian jiu-jitsu, Leather crafting, Creative writing

Introduction: My name is Pres. Carey Rath, I am a faithful, funny, vast, joyous, lively, brave, glamorous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.