História da Harpa Cristã (2022)

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Enviado porWeslei Adriano

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doutrina e fé. Essa é a razão por que encontramos muitos hinos que se repetem em diversos hinários de diferentes denominações. UMA EXCEÇÃO: Cabe aqui uma exceção rápida quanto a Congregação Cristã no Brasil quanto ao seu hinário Hinos de Louvores e Súplicas a Deus. Essa denominação se apropriou da mesma maioria dos hinos já existentes e cantados pelas outras igrejas, fazendo a reescrita por completo dos mesmos, de acordo com seus “escritores” alegando que não se deve dar a glória ao homem e sim somente ao Nome de Jesus, ( o que não estão errados, diga-se de passagem). Dessa forma ocultam os “autores”, não permitindo nenhuma alusão a quem se dedicou a fazer as adaptações. Mas ao ouvirmos eles tocarem e cantarem os hinos conseguimos facilmente identificar os hinos com nosso hinário e de outras denominações. 9- AINDA SOBRE OS AUTORES Dentre todos os compositores, tradutores e adaptadores dos hinos da Harpa temos um que se destaca e esse é o saudoso Paulo Leivas Macalão que tem na maioria dos hinos da Harpa o seu nome ora como autor ou tradutor. 9a - Pr. PAULO LEIVAS MACALÃO E ALGUNS DOS SEUS HINOS Hino 10 - EU TE LOUVO Hino Americano- BEST OF ALL Hino 491- HÁ PODER NO SANGUE DE JESUS Hino 467- SOBRE AS ONDAS DO MAR Hino 391- NO MONTE DA ASCENSÃO 9.b- UMA CURIOSIDADE, NÃO CONFIRMADA... Conta-se que de fato a única composição e autoria de hinos de Paulo Macalão é o hino 149- CANTO DO PESCADOR . Diz-se que ele compôs esse hino num momento de angústia e dúvida sobre seu chamado, pois o mesmo passava por muitas perseguições em seu ministério chegando até mesmo pensar em desistir, mas o Senhor lhe repreendeu e logo após um período de oração, ele teve a inspiração e compôs o referido hino. Percebe-se dessa maneira que esse hino é seu testemunho subjetivo quanto à sua chamada e ministério. 10- COMPATIBILIDADE ENTRE OS HINOS Os hinos da Harpa são compatíveis entre si havendo a mesma melodia para hinos com numeração diferente o que nem sempre é conhecida pelos usuários do hinário. Observe as compatibilidades: HINO HINO COMPATÍVEL 09- Marchai, soldados de Cristo 632- Mais um templo 061- Deus tomará conta de ti 521- Vem o passo dar 178- Gloriosa Paz 517- Cura divina 201- A decisão 510- A riqueza divinal 388- Canta, oh crente 600- Mãos ao trabalho 433- Sois benvindos 631-Neste lugar 512- Nome precioso 135- O amor inesgotável 11- PARTICULARIDADES DE ALGUNS HINOS QUE MERECEM DESTAQUE A Harpa Cristã na realidade é um compêndio de histórias e alguns hinos têm uma trajetória até chegar simplesmente como uma canção integrante de um hinário. Dentre os hinos que compõem a Harpa alguns deles fazem parte da história de outros países, outros são hinos pátrios e alguns até mesmo se encontram dentre as canções folclóricas de alguns países. Outros, ainda são testemunhos de crentes fiéis que tiveram uma experiência com Deus e as tornaram em composições inspiradas. Veja a relação de alguns hinos e suas respectivas histórias e trajetória. HINO TÍTULO HISTÓRIA / TRAJETÓRIA 40 A CIDADE DO BOM DEUS Hino Oficial da Alemanha Alemanha, Alemanha acima de tudo 185 INVOCAÇÃO E LOUVOR Hino Nacional da Inglaterra: God save the Queen 205 GRAÇA, GRAÇA Música do folclore inglês: My Bonnie lies over the ocean 525 VENCENDO VEM JESUS The Battle Hymn of the Republic (O Hino de Batalha da República). A canção é inspirada na música John Brown’s Body (O Corpo de John Brown). De melodia contagiante, ela conta a história da morte de John Brown e seus filhos na tentativa de acabar com a escravidão. 12- A HARPA E SUA ESTRUTURA A Harpa Cristã como qualquer outro hinário está estruturada da forma inversa de um livro, ou seja, primeiro apresentam-se os hinos e depois os índices e outros dados. Vejamos: I- Apresentação do hinário II- De 1 a 640 apresentam-se os hinos nas diferentes versões: Somente com a letra do hino ou com letra e música. III- Após o último hino (640) aparecem (02) dois índices: O primeiro com a indicação das primeiras linhas (versos) das estrofes e o segundo com a indicação das primeiras linhas(versos) dos estribilhos (coros). IV- Em seguida aparece o Índice dos assuntos dos hinos que orientam quais hinos são apropriados de acordo com a cerimônia que a igreja realizará; V- Índice dos autores e tradutores dos hinos 13- COMO A HARPA TORNOU-SE CONHECIDA As Assembleias de Deus diferentemente das demais igrejas, especialmente as tradicionais ou outras pentecostais sempre incentivou seus membros/adeptos a cada um adquirir o seu exemplar da Harpa Cristã, enquanto que nas demais igrejas sempre tiveram o costume ( e em algumas perdura até hoje) da própria igreja comprar vários hinários e deixar à disposição de seus membros nos bancos da igreja para o seu uso durante a liturgia da igreja. Dessa maneira, as Assembleias de Deus ao incentivarem seus membros a que cada um possuísse o seu exemplar fez com que a Harpa se tornasse conhecida até mesmo por aqueles que simplesmente frequentavam sem ainda ter o compromisso de serem membros (congregados), mas que já demonstravam um apreço pelo hinário. Isso fez com que a difusão da Harpa se espalhasse facilmente entre a comunidade. Isso foi absorvido pelos membros de uma forma tão natural que mesmo muitos deles tendo pouco poder aquisitivo, sempre se esforçavam para comprar o seu exemplar da Bíblia e também da Harpa ou também algumas igrejas através do seu departamento de evangelismo buscando uma forma de incentivar os neófitos ofertava-lhes um exemplar da Bíblia e da Harpa. Esse costume e esse cuidado muito singelo com a Bíblia e a Harpa rendeu-lhe uma jargão assembleiano ou poderíamos dizer pentecostal dizendo que “a Bíblia é a espada e a Harpa, a bainha”. É interessante registrar também que além dessa atitude genuinamente assembleiana, as demais igrejas pentecostais, dentre elas: A Jesus Nazareno, O Brasil Para Cristo, Deus é Amor, Avivamento Bíblico entre outras, também adotaram a Harpa Cristã como seu hinário oficial e muitas delas fazem uso da mesma até hoje, senão por inteiro, pelo menos pelos hinos mais conhecidos e isso contribuiu sobremaneira para que a Harpa tivesse esse “status” de hinário mais conhecido no meio evangélico pentecostal. 14- CONSIDERAÇÕES FINAIS De tudo que foi escrito muito ainda há por se escrever, pois a intenção não é exaurir o conteúdo e, é claro que muita informação está por ai despercebida e por mais que se esforce em registrar sempre há algo que se olvida pelas mais diversas razões. Muito do que escrevi nesses pontos foram assuntos que ouvi, li (embora pouco),pois ainda somos um país que não tem como cultura registrar seus fatos para se tornarem história um dia. Vale lembrar, também que os registros históricos por via de regra, apresentam divergência em datas, fatos o que é aceitável considerando que cada um tem a sua forma peculiar de registrar. Resta-nos dizer que apesar da Harpa Cristã ter uma história linda desde o seu surgimento e também do seu apogeu, hoje em dia urge que se desenvolva um trabalho de valorização da mesma, pois ao longo do tempo ela tem se tornado objeto em desuso por conta da chegada da música eletrônica na década de 80 (sec. XX) e nos tempos hodiernos o surgimento dessa onda da Música Gospel e principalmente dos louvores altamente antropocêntricos. A Harpa tem ficado esquecida na liturgia de várias igrejas e o que mais nos causa espanto até mesmo em algumas da própria denominação que a criou e divulgou: A Assembleia de Deus. Com tudo isso, faz-se necessário uma revalorização da Harpa enquanto hinário oficial das Assembleias de Deus para que a mesma continue fazendo

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Author: Cheryll Lueilwitz

Last Updated: 09/04/2022

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