Diminuir tamanho de foto: aprenda a fazer sem perder a qualidade! (2022)

É possível diminuir o tamanho de fotos sem perder a qualidade, utilizando ferramentas grátis. Esse trabalho é fundamental para garantir que os resultados de pesquisa e as páginas de produto da loja virtual carreguem rapidamente, sem comprometer a experiência do usuário.

Além de saber como fotografar produtos, o lojista que atua na internet precisa gerenciar os arquivos de forma correta. Imagens muito grandes podem tornar o carregamento das páginas muito lento — o que é ainda mais grave, levando em conta que boa parte das pessoas navegam utilizando internet móvel, que é geralmente mais instável.

No entanto, reduzir o tamanho da imagem de forma brusca, comprometendo a sua qualidade, não apenas o faz perder todo o trabalho empregado nas fotografias, como também gera desconfiança nas pessoas. Sites com imagens borradas ou desfocadas aparentam amadorismo, quando não levantam suspeitas sobre a honestidade da página.

Felizmente, existem ferramentas simples que podem te ajudar a reduzir imagens, sem abrir mão da qualidade. E o melhor é que várias delas são totalmente gratuitas. Neste artigo falamos sobre esse assunto em detalhes e te ensinamos a usar esses serviços. Vamos lá?

Veja o que você irá encontrar neste artigo:

(Video) Como DIMINUIR TAMANHO E DIMENSÃO DA IMAGEM SEM PERDER A QUALIDADE.

  • 1 Quais os principais tipos e tamanhos de fotos para e-commerce?
  • 2 Quando é necessário diminuir o tamanho da foto?
  • 3 É possível diminuir o tamanho da foto sem perder a qualidade?
  • 4 Quais os benefícios de diminuir o tamanho da foto?
  • 5 Como diminuir o tamanho da foto?
  • 6 Quais ferramentas usar para diminuir o tamanho da foto?
    • 6.1 Imagesmaller
    • 6.2 Photo Compressor e Photo Compress
    • 6.3 I Love IMG

Quais os principais tipos e tamanhos de fotos para e-commerce?

Pode parecer um assunto técnico, mas é importante que o lojista entenda o básico, principalmente donos de pequenos e médios negócios que ainda não contam com uma equipe de web design dedicada.

Na realidade, o essencial sobre o assunto é algo extremamente simples de entender. Em geral, os e-commerces utilizam as seguintes dimensões nas imagens de produto:

  • horizontal (foto deitada): entre 640 x 480 pixels e 1280 x 1024 pixels;
  • vertical (foto em pé): entre 480 x 640 pixels e 1024 x 1280 pixels;
  • quadrado: entre 640 x 640 pixels e 1024 x 1024 pixels.

Outro ponto importante, é o tamanho do arquivo, pois é isso que afetará diretamente o tempo de carregamento da página. Recomenda-se um tamanho entre 250 Kb a 1 Mb para um carregamento perfeito na maioria dos sites.

Diminuir tamanho de foto: aprenda a fazer sem perder a qualidade! (1)

Quando é necessário diminuir o tamanho da foto?

Entenda que os números citados no tópico anterior são apenas referências, e não há problema algum em usar arquivos com outras proporções e tamanhos, se preferir. O que você deve ficar de olho é na experiência do usuário — a imagem deve ser de fácil visualização e a página deve carregar rapidamente.

Outros fatores também podem influenciar os seus resultados, como a tecnologia e os recursos da sua plataforma de e-commerce. Uma estratégia muito utilizada em vários sites é disponibilizar a imagem em dois formatos, um mais leve, carregado automaticamente, e outro maior e com melhor resolução que só é carregado quando o usuário clica na imagem ou passa o mouse sobre ela (função zoom).

Dentro dessa estratégia, é perfeitamente possível utilizar imagens de alta resolução — como arquivos em HD ou 4K, por exemplo —, mas, ainda assim, não é recomendável que elas ultrapassem o tamanho de 16 Mb, tá bom?

(Video) Como DIMINUIR MUITO o tamanho de imagens (JPEG) sem perder qualidade

É possível diminuir o tamanho da foto sem perder a qualidade?

Sim! Como destacamos logo no princípio do texto, é perfeitamente possível diminuir o tamanho das fotos da sua loja virtual, mantendo a qualidade da imagem. As ferramentas que permitem fazer isso utilizam diferentes estratégias para fazê-lo.

A mais simples e comum é alterar o formato. Arquivo em PNG, por exemplo, por permitirem edições mais avançadas e transparência, são geralmente mais pesados. O simples fato de salvar a foto em JPEG pode reduzir bastante o tamanho do arquivo. Outro formato muito usado na internet para tornar as imagens mais leves é o WebP.

No entanto, a melhor forma de reduzir as fotos de forma profissional é usando um compressor, uma ferramenta que reorganiza os arquivos da imagem — reduzindo cores ou dados estruturais, por exemplo — para torná-la mais leve, sem que isso afete severamente o seu visual.

Quais os benefícios de diminuir o tamanho da foto?

Como dito, a principal vantagem de reduzir o tamanho das imagens no site é melhorar a experiência do usuário. Você deve levar em conta que nem todas as pessoas têm acesso a serviços de internet de boa qualidade, e um site lento pode fazer com que você perca muitos clientes.

Esse problema é ainda mais relevante no Brasil. De acordo com a última pesquisa TIC Domicílios (2020), 58% da população acessa a internet exclusivamente pelo celular. Entre essas pessoas, a maioria ainda utiliza planos de tecnologia 3G, cuja velocidade de conexão é muito limitada.

É, por isso, que os profissionais e as empresas que utilizam Marketing Digital se preocupam tanto em criar páginas leves e rápidas. E vale destacar que até o Google está atento a isso, e pode punir sites — abaixando sua posição no ranking de pesquisas — que não entregam uma boa experiência em celulares com internet móvel.

(Video) Como Diminuir o Tamanho da Foto Pelo Celular Android Sem Perder Qualidade

Como diminuir o tamanho da foto?

Existem várias formas de diminuir o tamanho de uma imagem, várias delas já foram citadas, inclusive. Vale destacar que algumas plataformas de e-commerce podem fazer isso automaticamente, logo ao carregar a imagem dentro delas.

Caso o serviço que utilize não ofereça essa função, você pode utilizar um software básico do seu computador para fazer isso, como o Paint (no Windows), o Paintbrush (no Mac OS) ou o Kolour Paint (no Linux). Se as suas fotos estão no formato PNG, por exemplo, procedimento é o seguinte:

  • abra a imagem no software disponível no seu computador (clicando em “abrir com” ou usando o menu da ferramenta);
  • depois salve como outro arquivo (usando a opção “salvar como”), optando pelo formato JPEG.

Note que ao fazer isso, a foto perde a transparência (caso utilize imagens sem fundo). Se isso não for suficiente, você pode usar a opção “Redimensionar” para reduzir os pixels, ajustando exatamente para o tamanho desejado.

Ao fazer isso, porém, é possível que a imagem perca a resolução, por isso, o mais recomendável (e mais fácil), é utilizar uma ferramenta online. Com elas, o que você vai precisar fazer é:

  • acessar o site da ferramenta;
  • carregar a imagem desejada (clique em “carregar”, “upload”, “browse” ou outro comando parecido);
  • e salvar a foto comprimida (alguns sites oferecem opção de download, outros apresentam um link para você acessar a foto pronta e depois baixar (clicando com a tecla direita do mouse sobre a imagem e depois em “salvar como”).

A maior vantagem de utilizar essas ferramentas é que elas preservam o formato original do arquivo. Caso você deseje manter a transparência do fundo da foto, por exemplo, essa é a melhor escolha.

Caso o arquivo ainda fique maior do que o desejado, você pode tentar comprimi-lo mais (caso o site da ferramenta ofereça essa opção) ou convertê-lo em outro formato, como explicamos inicialmente.

(Video) COMO REDUZIR O TAMANHO DE UMA IMAGEM SEM PERDER QUALIDADE - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Diminuir tamanho de foto: aprenda a fazer sem perder a qualidade! (2)

Quais ferramentas usar para diminuir o tamanho da foto?

Existem várias ferramentas disponíveis para redimensionar e converter imagens. Por serem a solução mais prática, vamos finalizar o artigo com algumas opções de aplicativos e sites online e gratuitos para você começar a usar agora mesmo. Confira!

Imagesmaller

Mesmo sendo em inglês, o Imagesmaller é um site muito objetivo e simples de utilizar, por isso está no topo da nossa lista. Como explicado no tópico anterior, basta acessá-lo, carregar a imagem e baixar o arquivo final, que pode ficar até 90% menor. Sua maior vantagem, porém, é que, no fim do processo, a nova imagem é apresentada ao lado da original para você conferir se a qualidade continua boa.

Photo Compressor e Photo Compress

Estes aplicativos são muito fáceis de usar e estão disponíveis gratuitamente na loja de apps do seu smartphone — o Photo Compressor no Android e o Photo Compress no iPhone. O procedimento é praticamente o mesmo dos sites, mas com o benefício de ser realizado com maior praticidade no celular.

I Love IMG

O I Love IMG é outro site muito simples de utilizar, mas com a vantagem de permitir reduzir o tamanho de várias imagens ao mesmo tempo. Além de agilizar bastante o seu trabalho, a ferramenta também oferece outros recursos e configurações, como rotacionar e adicionar marca d’água, bem opções de conversão e redimensionamento.

Viu só como é fácil? Agora você sabe a importância de diminuir o tamanho de fotos no e-commerce e como fazer isso de forma simples, prática e gratuita. Só não vale se prender demais a fatores técnicos, como tamanho e resolução de arquivos, e esquecer do mais importante, que é entregar uma boa experiência ao usuário.

Lembre-se que essas melhorias devem ser aplicadas em todas as fotos da sua loja, além disso, é também importante manter um padrão de formato e resolução para que seus clientes naveguem com tranquilidade por todas as seções e anúncios que o seu site de vendas oferece.

(Video) REDUZIR TAMANHO (PESO) DE FOTO SEM PERDER QUALIDADE I Imagem mais leve em alguns cliques

E por falar em vendas na internet, tenha em mente que a tecnologia e todos os seus ajustes só dão resultado mesmo quando combinados com uma boa estratégia de vendas. Aproveite que está por aqui e confira nossa aula exclusiva onde ensinamos um método simples para vender online todos os dias!

Diminuir tamanho de foto: aprenda a fazer sem perder a qualidade! (3)

FAQs

Como reduzir o tamanho de imagem sem perder qualidade? ›

Passo 1: na página inicial do Photo Compress, toque no ícone de "+" para selecionar a foto que deseja comprimir; Passo 2: feito isso, depois de escolher é só ajustar a qualidade para 100% e então tocar em "Continuar"; Passo 3: então, sua foto será salva na galeria com o novo tamanho. Bem prático, né?

Como reduzir o tamanho de fotos em até 90% sem perder qualidade? ›

O usuário que precisa enviar fotos por e-mail, fazer upload em sites, redes sociais ou mensageiros pode poupar tempo e dados reduzindo o tamanho da imagem. O site ImageSmaller diminui em até 90% o tamanho do arquivo e manter uma boa qualidade na foto, mesmo com a compressão.

Como diminuir tamanho do JPG? ›

Como comprimir arquivo JPG
  1. Acesse a ferramenta Comprimir PDF.
  2. Arraste e solte seu JPG na caixa vermelha.
  3. Escolha "Compressão Básica".
  4. Na página seguinte, clique em "para JPG".
  5. Escolha "Converter páginas inteiras".
  6. Baixe seu JPG comprimido.
14 Mar 2020

Qual é o tamanho de 1 MB? ›

1 Megabyte é aproximadamente 1.000 Kilobytes ou 1.000.000 Bytes. Mais precisamente 1.024 Kilobytes ou 1.048.576 Bytes.

Como reduzir imagem JPG no celular? ›

5 aplicativos para otimizar e comprimir fotos no seu celular...
  1. JPEG Optimizer. O JPEG Optimizer é um aplicativo muito simples, que cuida bem da estética da foto. ...
  2. Photo Compress 2.0. ...
  3. Photo Resizer. ...
  4. Reduce Photo Size. ...
  5. Cram – Reduce Pictures.
14 Jan 2019

Como fazer para diminuir o tamanho do arquivo? ›

Usando a compactação de arquivos do Windows

Escolha o arquivo que deseja reduzir. Clique com o botão direito, escolha “Enviar para” e selecione “Pasta comprimida”. Quando o Windows terminar de comprimir o arquivo em uma pasta compactada, copie e cole na pasta original.

Qual o tamanho é maior kB ou MB? ›

Relembrando: Megabyte é maior que Kilobyte, mas menor que Gigabyte. Também é uma medida de tamanho e capacidade de armazenamento, e foi bem popular na época em que as memórias RAM mais potentes eram equivalentes a 500 MBou seja, metade de 1GB.

O que é maior MB ou B? ›

1 byte (B) = 8 bits. 1 kilobyte (KB) = 1.024 bytes. 1 megabyte (MB) = 1.024 kilobytes. 1 gigabyte (GB) = 1.024 megabytes.

Quem é maior MB ou MB? ›

Antes de tudo, saiba que a unidade de armazenamento mais simples que existe é o Bit. Em contrapartida, um Byte equivale a 8 bits. Logo, isso significa que 1 Mb (um megabit) é oito vezes menor do que 1 MB (um megabyte).

Como alterar largura e altura de uma imagem JPG? ›

Como redimensionar uma imagem JPG em apenas três simples etapas:
  1. Carregue. Faça o upload de uma foto com formato JPG para o nosso redimensionador.
  2. Redimensione. Escolha um tamanho predefinido ou insira dimensões personalizadas.
  3. Baixe. Faça o download instantâneo da imagem em JPG redimensionada.

Como reduzir o tamanho de uma imagem PNG? ›

O site TinyPNG consegue reduzir o tamanho desses arquivos porque o formato PNG possibilita compactar imagens sem que haja perda de qualidade. A imagem carregada para teste perdeu aproximadamente 60% do seu tamanho original.

Videos

1. Como Diminuir Tamanho de Imagem SEM perder a qualidade?
(Lau Simões)
2. Diminuir o Tamanho da Imagem Sem Perder Qualidade Sem Photoshop - Bruno Guido
(Bruno Guido)
3. Como Reduzir o Tamanho de Uma Imagem Sem Perder a Qualidade [Rápido e Fácil] Celular e PC
(Photo Design)
4. Como reduzir o tamanho/PESO de imagem sem perder a qualidade
(Antonio Farias)
5. COMO DIMINUIR TAMANHO DA IMAGEM - SEM BAIXAR PROGRAMA, SEM PERDER A QUALIDADE
(Misael com S)
6. 3 FORMAS de ALTERAR TAMANHO da IMAGEM SEM PERDER QUALIDADE no Photoshop
(ProDigital Makers)

Top Articles

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Tyson Zemlak

Last Updated: 08/26/2022

Views: 6290

Rating: 4.2 / 5 (43 voted)

Reviews: 90% of readers found this page helpful

Author information

Name: Tyson Zemlak

Birthday: 1992-03-17

Address: Apt. 662 96191 Quigley Dam, Kubview, MA 42013

Phone: +441678032891

Job: Community-Services Orchestrator

Hobby: Coffee roasting, Calligraphy, Metalworking, Fashion, Vehicle restoration, Shopping, Photography

Introduction: My name is Tyson Zemlak, I am a excited, light, sparkling, super, open, fair, magnificent person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.